DEU CERTO – ELEVADO CARL HOEPCKE

Com 390 metros de extensão, 8 metros de largura, e duas pistas em sentido único – Pedro Ivo e Beira-mar Norte – o elevado Carl Hoepcke terá capacidade para um fluxo de 50 mil veículos por dia. Foram gastos R$ 8,1 milhões, parte financiada pelo BADESC e a construção se deu em tempo record, oito meses.
Estive presente na inauguração, havia muita gente, discursos de regozijo, abraços entre políticos. Vale destacar que os políticos adoram se cumprimentar trocar gentilezas entre si, chamam aos palanques só políticos. Parece que os únicos a serem ovacionados (se é que isso vale alguma coisa) são eles. Transitavam pelo espaço figuras representativas da sociedade civil, presidentes de Associações, mas foram, olimpicamente, esquecidos. É uma prática que precisa ser revista pela classe política, afinal, toda a sociedade civil presente deveria ser convidada.

O nome Carl Hoepcke neste viaduto é uma homenagem justa a um imigrante que se dedicou a construir um império no século passado, gerando renda, impostos e, sobretudo, empregos. A pouco menos de 500 metros do novo viaduto, Hoepcke construiu um verdadeiro porto, contribuindo, decisivamente, para o desenvolvimento da capital e de Santa Catarina.
Guardo convicção que o elevado vai emprestar enorme contribuição à mobilidade de toda a região alcançando a Beira Mar. Ainda que não tenhamos um planejamento global da cidade pertinente ao sistema viário acredito que esta pontual intervenção foi acertada.
