
POC2 E O FUTURO DO BRASIL
Amigos e amigas de Floripa
Nas primeiras aulas de Administração, em várias disciplinas os alunos entram em contato com um acrônimo POC2, indicando que durante 4 anos, está sigla vai acompanha-los, são os conceitos que todo o bom administrador deve internalizar na sua vida acadêmica – planejamento, Organização, Comando e Controle.
São atividades que cercam toda a nossa vida, mas para um bom administrador público é crucial. Planejar são ações que levam a projetar o futuro hoje, é preconceber uma idealização do negócio, examinar as forças positiva e negativas, ajustando-as as vicissitudes do dia a dia.
Nada disso se realiza sem a participação das pessoas, sem os agentes que implementem estas projeções. A soma das pessoas técnicas e administrativas mais as máquinas e equipamentos formam a Organização. Não existe a “organização” sem as pessoas. À noite, um feriado, a “organização” cede lugar a coisas inertes, quem dá vida são os colaboradores. Daí a sua importância, a necessidade de constante treinamentos, atualizações.
Segue-se que sem o gerenciamento das operações, o comando da máquina, os atos, fatos, serviços e produtos não se realizam com a qualidade esperada.
Finalmente o Controle que exerce o “feedback” do sistema, fazendo os ajustes necessários.
Portanto dirigir um Estado ou um País é estar atendo ao POC2. É este o caminho técnico. Cabe ao gestor político observar o pulsar da sociedade, avaliar a oportunidade da sua implantação, a dimensão do projeto. Por exemplo, um POC2 da previdência vai indicar segundo os dados matemáticos que a idade mínima deverá ser de 65 anos para homens e mulheres. Há um porém o período de transição para aqueles que já estão inseridos no sistema. Como há muitas alternativas neste momento o POC2 cede espaço para o político sem, entretanto, desfigurar o planejamento proposto.
Governar é sobretudo gerar mais oportunidades, empregos para a população. Estes propósitos só serão alcançados pelos investimentos que exigem poupanças. Sem poupanças não avançamos. Então o POC2 é antes de mais nada uma ferramenta para gerar economias, poupanças investimentos. É a espiral do bem, forma-se um círculo virtuoso de mais renda, mais impostos mais empregos.
Que os políticos nos ouçam!!!