IDEOLOGIAS ELEIÇOES 2016 EM FLORIPA
Amigos e amigas de Floripa

Há no Brasil 35 partidos políticos. Destes, 9 (PDT, PT, PCB-B, PPS, PSB, PSTU, PCB, PCO, PSOL), inseriram o socialismo ou comunismo em seus estatutos. Os demais têm no liberalismo a sua orientação política.
O Liberalismo (Locke) é baseado nos princípios da defesa da propriedade privada, liberdade econômica (mercado livre), liberdade política (vários partidos), liberdade religiosa, mínima participação do Estado na economia, igualdade dos cidadãos perante a lei, livre manifestação do pensamento e expressão. O Socialismo refere-se ao conjunto de princípios que procuram estabelecer o controle público sobre os meios de produção e de serviços, ampla intervenção do Estado no direito de ir e vir e controle do pensamento e liberdade de expressão.
Políticos brasileiros nem sempre dão importância aos estatutos, pensam que partidos são todos iguais, enxergam as pessoas não o que elas representam, guardam menosprezo àqueles que indicam estas diferenças.
Vencida a etapa das eleições para vereadores na cidade vale destacar como fica a montagem das ideologias políticas. Tenho afirmado que os termos direita e esquerda não me agradam, são restritivos e não projetam o pensamento para além de um conceito de trânsito. Prefiro os termos socialistas e liberais. Os membros dos partidos podem ficar mais à direita ou mais à esquerda destas ideologias, mas serão sempre variantes do mesmo tema.
Neste sentido a composição ficou assim:
Liberais: 16 vereadores
4 do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro
3 do PSD – Partido Social Democrático
2 do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira
2 do PP – Partido Progressista
1 do DEM – Democratas
1 do PRB – Partido Republicano Brasileiro
1 do PSC – Partido Social Cristão
1 do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro
1 do PR – Partido da Republica
Socialistas: 07 vereadores
3 do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
2 do PSB – Partido Socialista Brasileiro
1 do PT – Partido dos Trabalhadores
1 do PDT – Partido Democrático Trabalhista
Caro leitor passe a verificar o comportamento destes eleitos segundo a classificação que foi apresentada. Você verá que aos poucos a tendência das votações dos projetos passará a ser dentro destes campos ideológicos. (Salvo quando algum vereador tem interesses particulares em algum projeto especifico colocando Executivo de “saias justas”).