EDUCAÇÃO – ESPAÇOS MAL OCUPADOS UDESC

Amigos e amigas de Floripa
Em ano de eleições é sempre oportuno apresentar ideias e esta me parece fundamental dado aos exíguos espaços disponíveis na cidade.
A UDESC foi fundada em 1965, suas atividades principais estão espalhadas por 11 centros de educação superior por diversas regiões do Estado além de um Centro de Ensino a Distância. A sede da Reitoria esta localizada na Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi – Florianópolis, onde também funciona O Centro de Ciências da Administração e Socioecômicas, mais conhecido pela sigla ESAG-Escola Superior de Administração e Gerencia, o Centro de Educação a Distância – CEAD e o Centro de Artes. O “campi” tem hoje uma ocupação desproporcional a metragem quadrada do imóvel. Poderia abrigar muito mais unidades.
O terreno é imenso, seguramente, mais do que 3 campos de futebol. Quando da sua construção nos idos da década de 1970 pela abundância de terrenos e pela cultura vigente da horizontalização as construções foram feitas com um andar térreo com pouco aproveitamento e um andar superior com salas de aulas e algumas dependências administrativas. Tudo é muito simples, construção barata, não condiz com uma moderna Universidade.
Há necessidades de se ampliar os espaços físicos, abrigar mais salas de aulas, laboratórios, teatro, entre outros. O número de alunos e os novos cursos, notadamente, na área da informática, obrigarão os gestores a “pensar” o futuro espaço físico naquela região.
O uso racional do imóvel recomenda a verticalização. Pode-se triplicar as vagas dentro de um projeto de sustentabilidade que leve em consideração os aspectos ambientais, sociais e econômicos do empreendimento.
Detestaria ver alguém ser contra a uma nova concepção de edificações por serem os “imóveis” um patrimônio cultural da cidade (os exagerados diriam da humanidade).