ECONOMIA BRASILEIRA E OS DESATINOS DO(S) GOVERNO(S)
E a política cambial está relacionada ao fluxo das importações e exportações de produtos e serviços.
Todas são importantes, entretanto, a que mais importa é a política fiscal. Um governo com suas contas sadias, as demais funcionam adequadamente. Recolhemos mais de 1,6 trilhão de reais em impostos em 2013 mas sobram poucos reais para pagar a dívida e fazer os investimentos.
Praticamente tudo é gasto em Despesas Correntes conceito que informa gastos em pessoal, cargos comissionados, aluguéis, cartões corporativos, telefones, entre outros. Sobram algo como 3 a 4% para investimentos (despesas de capital) e pagamento da dívida. É muito pouco.
O dia em que o Governo, nos três níveis praticar sobras de pelo menos 25% para investimentos o País será outro. Frequentemente, os economistas usam teorias complexas para explicar o que acima foi registrado. O caixa do Governo é como em nossa casa – gastamos em alimentação, em aluguéis, vestuário e as sobras (quando existirem) ditas poupanças, as aplicamos em um apto., em um terreno. Quem faz isso segue em frente com futuro promissor quem faz o contrário, gasta tudo em “despesas correntes”, tende a se endividar e o que é pior, sua vida financeira vira um “inferno”.
No momento o Brasil já deve 2 trilhões aos emprestadores, 60% do PIB, o governo continua perdulário, apresenta números da “contabilidade criativa” que ninguém acredita e o que é pior, toda hora aumenta impostos para cobrir seu desatino administrativo.