APAIXONADOS POR RUGBY

O rugby é um dos esportes mais populares do mundo, praticado em 120 países notadamente, nos países de língua inglesa, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, África do Sul. Há outros países onde é popular como os USA, a Argentina, Uruguai, Chile além de Japão, Coréia do Sul e China.
A versão mais tradicional do Rugby é o “15-a-side”, ou simplesmente “Rugby 15”. O número faz referência à quantidade de jogadores em cada equipe. Como no futebol há outras modalidades como o “Rugby 7” e o “Beach Rugby”.
A Copa do Mundo de Rugby é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de 4 bilhões de pessoas com patrocínios extraordinários, público, estádios e espetáculo digno de comparação aos Mundiais de Futebol e Olimpíadas – os dois primeiros eventos da lista.
No Brasil vem crescendo rapidamente, já existe a CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) e marcas famosas do mundo esportivo já emprestam seu patrocínio. Nos últimos 3 anos o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria Masculina Adulta.
Aqui em Floripa também já temos rugby. O neozelandês Christopher Marshment, casado com a florianopolitana Caline Fabre, morou em Floripa durante 3 anos, agora reside na Austrália, admirador do Rugby, praticou e incentivou o esporte por aqui. Segundo me informa da Austrália, há muitos praticantes em Floripa e uma novidade – o Desterro Rugby Club é o atual campeão nacional feminino e o masculino é o quarto melhor time nacional.
Temos 4 clubes de rugby em Florianópolis que vivem à custa de seus abnegados. Não têm instalações apropriadas, treinam na praia, na praça, em campos sem grama, nenhum clube tem sede própria.
No tempo que morou aqui fez várias incursões junto dos órgãos públicos municipais, prometeram apoios, mas tudo em vão. “Comparando com os outros 10 clubes da elite nacional, Desterro e o único que não tem campo e que não recebe apoio da prefeitura”, desabafa.
Da distante Austrália pede apoio aos seus amigos do esporte. Pedido feito pedido aceito, esperamos que alguém ao ler este texto ajude na consolidação deste promissor esporte. Afinal praticar esportes é uma excelente maneira de fazer inclusão social.