A ‘CLANDESTINA’ SECRETARIA DA PESCA E MARICULTURA
SECRETARIA DA PESCA E MARICULTURA NÃO CONSTA DO PORTAL DA PMF
10 MILHÕES GASTOS INUTILMENTE ATÉ FINAL DE MANDATO
PESCA NAS ESTATISTICAS É UM “RISQUINHO” NÃO EXISTE
ESTIMATIVA ECONÔMICA DAS OSTRAS – 10 MILHÕES
Segundo se sabe a “Reforma Administrativa” da atual gestão concebeu a Secretaria da Pesca e Maricultura à semelhança do inútil Ministério do mesmo nome. No Plano Federal o órgão foi criado para atender interesses políticos, por aqui não foi diferente.
Florianópolis é um “risquinho” estatístico no segmento da Pesca sua contribuição econômica é pífia. A estimativa econômica de moluscos (ostras, mexilhões e vieiras) não passa de 12 milhões de reais sobressaindo-se o segmento de ostras com 10 milhões (2.468t). Embora Santa Catarina seja o maior produtor de pescado oriundo da pesca extrativa contribuindo com 22% de um total nacional de 121.960t, a participação de Florianópolis é praticamente, nula, não aparece nas pesquisas.
O que é relevante e de enorme interesse político é o pessoal ainda vinculado à pesca, cerca de 3.000 segundo a EPAGRI. São pescadores artesanais, fazem a sua própria rede, consertam a sua própria baleeira e praticam algum “lanço” em cardumes que se aproximem da costa. Todos são unânimes em prever o fim das atividades pela baixa remuneração que percebem. Os filhos da nova geração preferem estudar, buscar empregos mais rentáveis.
Vale ressaltar que para o combalido setor há o Ministério da Pesca, a EPAGRI, os Sindicatos, as Zonas de Pescadores, Federação de Pescadores, entre outros que já emprestam apoio, porque então gastar R$2.928.844,00 (10 MILHÕES DOS PRÓXIMOS 3 ANOS)valor inserido no orçamento de 2014?
Até agora a Secretaria não consta do Portal da Prefeitura, ninguém sabe onde opera e a ação mais reluzente foi uma certa operação DNA em conjunto com o IMETRO e PROCON onde identificaram que algumas peixarias estão vendendo Polaca do Alasca como se fosse Congro Rosa. Mesmo nesta ação estamos tratando de saúde pública e direitos do consumidor, portanto, atividade mais próxima da Vigilância Sanitária do que uma Secretaria de Pesca e Maricultura.
O gestor público deveria se espelhar nas melhores prefeituras do mundo localizadas na Austrália, Alemanha, Canadá (há algumas no Brasil) e ver o cuidado com que são investidos os impostos. Por aqui não há o menor cuidado orçamentário, não há gestão fiscal, por isso a necessidade de todos os anos aumentar os impostos.
___________________________________________
POLACA DO ALASCA É UM PEIXE DE CARNE BRANCA E SABOR DELICADO
CONGRO ROSA (CONGRIO) É UM PEIXE CARNE BRANCA E SABOR DELICADO