MOVIMENTO FLORIPA SUSTENTÁVEL COMCAP RECEITAS
Amigos e amigas de Floripa
Os números da COMCAP são pavorosos. O quadro financeiro é tão dramático que por não ter recursos disponíveis para investimentos se pratica o canibalismo mecânico – uma máquina mais desgastada serve suas peças para manter outra em funcionamento.
Recentemente, a “Autarquia” obteve o Certificado de Regularidade junto do INSS o que permitiu fazer uma licitação de 20 caminhões novos que deverão chegar até o final do ano. Esta ação vai permitir dar um fôlego à organização e impedir as constantes sustações de rotas por ausência de equipamentos. Mas os problemas vão continuar.
O fato de ser transformada em Autarquia não mudou nada na gestão, tudo continua “como dantes no quartel dos Abrantes”. E vamos reconhecer não se trata de incompetência da atual gestão – Diretoria e Conselho – é fruto de equívocos acumulados durante anos, não há “CEO” que dê jeito nesta situação. Cabe, entretanto, aos atuais dirigentes a missão elevada de expor ao Prefeito o quadro perverso da Autarquia e encaminhar soluções a fim de estancar os prejuízos.
Em 2016 as Receitas da Empresa foram de 126,00 milhões dos quais 123,0 vieram dos cofres da Prefeitura. Estima-se que 40 milhões foram decorrentes de TCRS, a taxa do lixo. Segundo se informa há pelo menos 150 mil imóveis cujas receitas totais podem gerar até 60 milhões sem inadimplência dentro das atuais taxas. E com 60 milhões resolvemos com sobras a solução da coleta urbana.
As despesas, todavia, extrapolaram e muito as receitas gerando um prejuízo de 57 milhões. Ou seja, a população através dos impostos é que arca com a diferença. O bolo acumulado dos prejuízos já soma 281 milhões e o Patrimônio Negativo é de 248 milhões. Para aqueles que não estão familiarizados com esta linguagem vamos dar uma simplificada – se a COMCAP resolvesse vender tudo o que tem, terrenos, máquinas, caminhões, ainda assim ficaria devendo 248 milhões. Por isso que sua privatização é impossível. Qual investidor iria comprar uma Empresa que não vale absolutamente nada?
Mas é possível privatizar os serviços, como fez São José, Biguaçú, Criciúma, Joinville, cujos serviços são eficientes com custo médio de R$100,00 por tonelada recolhida. Mesmo com a geografia acidentada seria possível cobrar o dobro, e neste caso, com 40 milhões se resolveria o descarte do lixo (203.000t X 200). De se perguntar onde vão os outros 216 milhões da COMCAP já que a previsão orçamentária de 2017 é 256 milhões.
Esta forma insuportável de gastar os recursos públicos deveria merecer por parte da população (e do MPE) enérgico protesto, mas por desconhecimento, a maioria acha tudo isso normal.
2 COMMENTS
Boa tarde sinto muito amigo por ter feito insu tudo por canta própria o tem alguns interesses vc saber insu tudo que estar acontecendo na nossa empresa não são culpa dos funcionários. Problema da comcap nossa empresa que mau administrada porte tem muito cargo político dentro da empresa comcap cabide de emprego insu sim e muito triste deixa políticos manda na empresa comcap interesse próprio. Dor Dilvo Tirloni vc também devia fala só insu no seus comentários
Prezado Sandro, infelizmente a COMCAP foi muito mal gerida nestes últimos 30 anos. Os funcionários não tem culpa mas acabam pagando o preço destas incompetências. Cada funcionário novo que entra pela “janela” e ninguém diz nada, é ser conivente com o desmando. Forte abraço.