ECONOMIA SUSTENTÁVEL E NOSSO PASSIVO AMBIENTAL
ECONOMIA SUSTENTAVEL- 3 PILARES ECONOMICO, SOCIAL E AMBIENTAL

A Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (13 a 24 junho) vai examinar o progresso feito desde a primeira Cúpula da Terra, a ECO-92, no Rio e renovar o compromisso com o desenvolvimento sustentável no futuro.
O Desenvolvimento sustentável esta fincado em três pilares – o econômico, o social e o ambiental. Tomemos um projeto, a PONTA DO CORAL, por exemplo. Atualmente é uma área degradada, despovoada, deserta, o único imposto recolhido é o IPTU, não contribui com a sustentabilidade.
Por se tratar de área central tem larga utilidade para a sociedade. O projeto, se aprovado e mediante as licenças ambientais poderá contribuir de forma decisiva para melhorar o ambiente econômico com hotel e marina, o lado ambiental recuperando uma área poluída e o lado social, inserindo centenas de pessoas no emprego.

De ressaltar que projetos deste porte acrescentam outra variável, a da inovação, que também é essencial para o desenvolvimento sustentável. Pela sua grandiosidade e modernidade cria novos paradigmas para futuros empreendimentos. É assim que atingiremos a maioridade econômica, financeira e social, sem prejudicar o meio ambiente.
Nossa cidade conta com um passivo ambiental extraordinário – rios, sangas, praias, nossas baias, tudo esta comprometido. Não deveria ser assim. Uma conferência como a RIO+20 nos leva a refletir que a cidade precisa encontrar os caminhos que levem a soluções permanentes.
