Categoria: Desenv. Econômico

RECEITA PREVIDÊNCIARIA E SEUS CUSTOS


Amigos e amigas de Floripa Em outra oportunidade registrei a necessidade de um Reforma Tributária para contemplar a redução da carga de impostos que se aproxima de 40% do PIB e simplificar o cipoal de leis que geram interpretações diversas, origem de muitos processos judiciais. Tudo isso onera o chamado “custo Brasil” atrapalhando a competitividade

COMCAP ESTANCAR OS PREJUÍZOS


Amigos e amigas de Floripa Há pouco tempo a COMCAP publicou o seu relatório sobre 2016. Nas finanças foi um furação devastador, todos os valores são superlativos,  produziu um prejuízo de 60 milhões (prejuízo é igual a Receitas menos as Despesas) que somados aos anteriores acumulam a inacreditável soma de 280 milhões. Deve ao Fundo

REFORMA TRIBUTARIA AVANÇAR PARA MELHORAR


RESUMO PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA A presente proposta de Reforma Tributária tem por base a estrutura tributária brasileira oficialmente apresentada pela Receita Federal, a qual registra os tributos sob duas grandes divisões: Orçamento Fiscal e Orçamento da Previdência Social. Segundo registros de 2016 da RF foram recolhidos no Pais 2,04 trilhões,  a União ficou 68,50%

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO


Amigos e amigas de Floripa Tenho afirmado com frequência que Floripa não precisaria se preocupar com o seu meio ambiente, há leis protetoras das quais a mais reluzente é o Código Florestal. Esta lei define o que são Áreas de Preservação Permanente, as APP, com destaque para as dunas, lagoas, rios, morros e mangues. Há

PD E A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS EMPREGOS


Amigos e amigas de Floripa A boa economia tem na ocupação dos espaços fator relevante. O ideal de um País, Estado ou município é que seu povo tenha empregos e consequentemente renda, de forma mais ou menos homogênea, que não haja disparidades profundas entre o norte e sul, leste e oeste. Neste particular o Plano

MOBILIDADE URBANA E A QUESTÃO METROPOLITANA


  EM VEZ DE LAMPARINAS,  FARÓIS   A lei federal nº 12.587/12 instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, as grandes cidades passaram a se orientar por suas recomendações, especialmente, polos metropolitanos. A lei tem um caráter pedagógico, funciona como um manual, e conta com apoio financeiro do Governo Federal para cidades conurbadas. Vale