VISUAL URBANO – AS REPULSIVAS FIAÇÕES AÉREAS
Amigos e amigas de Floripa

Muitos nem se dão conta, não percebem porque estão acostumados com o visual, que as fiações aéreas são medonhas de feias, deixam a cidade aviltada. Imaginem a Vidal Ramos, a Felipe Schmidt ou a Conselheiro Mafra com os detestáveis postes cheios de fios enroscados, alguns dando a impressão que vão desabar.
Quem passa pela Avenida Rio Branco vê todas as árvores ceifadas de seus galhos exuberantes para dar passagem à fiação elétrica. A Avenida Trompowsky um ícone do arruamento local as árvores foram decepadas, e triunfante, aparece a fiação área. Há mais exemplos desastrados como estes.
Vale ressaltar que todos ganham com a cidade, a CELESC dono dos postes e as demais concessionárias que fazem uso do equipamento, entre outras a NET e as companhias telefônicas.
Ninguém vai exigir que tudo seja feita de um só vez. Aos moldes das calçadas, o programa de dutos subterrâneos pode se estender no tempo, de tal sorte que as negociações com as operadoras se dê dentro de uma racionalidade econômica que atenda a todas as partes.
Creio, já passou da hora, destas grandes Cias. reverterem parte de seus lucros para a cidade. Estão ganhando muito dinheiro deixando as ruas indecorosas e desfigurando o visual urbano. Cabe a elas o ônus deste “enfeamento”.
Quem sabe algum vereador interessado em deixar o Centro mais bonito proponha um projeto de enterramento dos cabos elétricos e telefônicos. A população agradece.