ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – BAJULAR É MAIS FÁCIL
Amigos e amigas de Floripa
Floripa é uma cidade maravilhosa, cheia de encantos, lugares aprazíveis, conta com boa estrutura de ensino básico, unidades superiores de ensino, boas opções de saúde, uma polícia confiável nos seus dois níveis, a civil e a militar. Carecemos de infraestrutura notadamente, na questão da mobilidade urbana e nas questões do saneamento ambiental. Confrontando com outras capitais é um destino de boa receptividade turística precisamente, pelos seus dotes naturais e pelo conjunto dos serviços públicos que oferece.
Poderia ser melhor não fossem os desperdícios de recursos públicos com contratações de interesse político e, sobretudo, por uma estrutura orgânica obesa e cara. Estima-se que um bom gerenciamento com base na racionalidade administrativa poderia economizar algo entre 20 a 25% do orçamento municipal o que não é pouco, algo entre 400 a 500 milhões ano.
Para alcançar este objetivo, entretanto, há necessidade de muita determinação política e alto espírito público, desapego aos companheiros e objetivos claros nas despesas de capital (investimentos) e vigiar atentamente, as despesas correntes.
Aquilo que todo o político quer, o seu reconhecimento público e o consequente sucesso nas urnas, viria pelo caminho da eficiência, do crescimento econômico, da geração dos empregos e impostos.
O problema é dar este salto adiante, todos preferem o lado fácil do exercício da bajulação.